sexta-feira, 13 de março de 2009

Apresentação

Este Blog sobre o tema "Alternativas para a substituição do petróleo" foi desenvolvido pelos alunos Armando Möhler Neto, Tiago Ismael Debald e Jordana Goettert do Curso de Engenharia Ambiental da UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, como atividade de pesquisa acadêmica.

Santa Cruz do Sul, 06 de março de 2009.

O petróleo

Atualmente, o petróleo é combustível do planeta, quase tudo que olhamos tem uma parcela de petróleo, parafina, gás natural, GLP, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos lubrificantes, óleo diesel, combustível de aviação e quase todo o combustível utilizado pelos automóveis do mundo.

Etanol

O Etanol é um álcool de origem vegetal (geralmente extraído do milho) que é utilizado hoje em dia, principalmente, sob a forma de gasool, uma mistura de 10% de etanol e 90% de gasolina. Devido ao seu uso em determinadas circunstâncias, tornou-se comum aceitar que o etanol é uma solução, parcial mas aceitável, na questão do combustível para máquinas.

Carvão

O carvão representa 24% da energia total a nível global. Como um substituto do petróleo é inadequado pelas seguintes razões:

É mais pesado que o petróleo, entre 50 a 200%, por cada unidade de energia e ao substituir o petróleo por carvão levaria a uma expansão da atividade mineira, que por sua vez conduziria à degradação ambiental nas áreas de exploração e ao aumento das emissões de gases que provocam o efeito de estufa.

Energia Nuclear

A energia nuclear está presentemente a ser abandonada a nível mundial. A sua capacidade de amortecer a quebra do petróleo é muito problemática devido a alguns fatores: Possibilidade de acidentes e de terrorismo e o custo: um reator nuclear custa cerca de 3.000 milhões de dólares e requer quantidades brutais de petróleo na sua construção.

Hidrogênio

O H2 é promissor, é o elemento mais abundante do universo, sua utilização reduziria a poluição sonora, a emissão de partículas na atmosfera, como fumaça e fuligem, a emissão de gases causadores do efeito estufa, como o CO2 e o CH4.

Energia Eólica

Entre as energias renováveis se destaca a eólica, com um crescimento de 25% anual na última década. A capacidade mundial atual da energia produzida pelo vento é de mais de 27.000 MW, e se prevê que continue aumentando, já que permite aos países assinantes do protocolo do Kyoto cumprir com os requerimentos de diminuir a emissão de elementos que destroem a camada de ozônio.